domingo, 30 de agosto de 2009

Domingão de sol e medalha no peito

Bah, sem explicação, mas vou relatar...

O sol ainda não tinha mostrado a sua cara eu já estava com a minha mal lavada à beira do Guaíba em Porto Alegre para correr a prova de 5 km, da etapa Caixa de Corridas de Rua. Eu tinha acordado bem cedo, por isso estava com muito sono. Achei que ainda sonhava, mas não era sonho não, era a beleza pura do Guaíba pela manhã. Eu já sabia que o pôr de sol no gasômetro é lindo, mas o amanhecer não fica atrás não. Uma calmaria, um silêncio, imagens e sensações motivadoras, ou melhor, inspiradoras... já me sentia bem só de estar ali... estar em contato com a natureza, é ótimo. Quem poder conhecer o Guaíba pela manhã vale a pena... eu gostei muito.

Enfim, cheguei aonde o povo estava... Aí já começou o movimento e a correria... muita gente pegando o seu chip para a marcação do tempo, muita gente fazendo seus alongamentos, aquecimentos e preparativos para a prova. Vi que tinha gente experiênte, que já corre a muito tempo, como iniciantes como eu, deslumbrados com o circo montado sob as tendas da Caixa. Gente de idade e outros nem tanto. Pessoas diferentes, de diferentes lugares, mas com um só propósito, correr, correr e correr muito. Um clima ótimo, me lembro te ter lembrado de alguma passagem de História Clássica... Olimpíadas... Culto ao corpo... Acho que pensei isso por ver tanta gente em prol do bem estar, e do esporte... Ah, que coisa boa boa.

9:15 largada geral! Tô eu lá no meião, apertado no meio da galera... disputando ombro a ombro um lugarzinho ao sol... E olha que o sol estava de matar, fortíssimo e eu como na última hora resolvi não levar muita coisa e deixar a bolsa de treino, levei meus pertences no saco de treino, pouca coisa, tão pouca que esqueci do protetor solar... tô parecendo um pimentão, mas valei...

Larguei, olhei o relógio marcador na pista, liguei o meu e corri. O 1°km fiz em 4'38'', o resto no consegui contar direito... mas senti que diminuí o passo um pouco... virei o 2°km com 11'50'' ou 12'50''... não lembro ao certo, até aí estava num bom rítmo. Mas quando cheguei no 3°km comecei a morrer, pedir água, pensei em caminhar, chamar a minha mãe, cair no chão e parar... mas não parei, diminuí mais ainda o rítimo e pensei, bom se não dá para colocar um rítimo mais forte pelo menos vou continuar correndo... entrei no 4°km sei lá , muito lento, mortão mesmo, mais aí no horizonte tava a galera, um pessoal chegando, terminando e isso me fez continuar e não parar alí, mesmo meu corpo dizendo para, para, para. Aí depois de entrar no 5°km só alegria, tava acabando. Chamei um sprint final, não sei da onde tirei, mas corri a passadas muito largas que não mesmo eu acreditei.

Conseguei 28'35'', esse foi meu tempo correndo 5km.



O domingo foi muito bom. Correr é ótimo. Ah, encontrei a corredora, Stéphanie Perrone, amiga de blog http://tephyperrone.blogspot.com/ que correu o 10km e é muito simpatica, valeu pela dica da TF.

Abraços.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Alteração no Canlendário do CORPA!!

Alteração no Canlendário do CORPA!!

Maratona de Revezamento Paquetá Esportes Asics - 22/11/2009

Circuito das Estações Verão - 13/12/2009

Kit Caixa

Após uma longa jornada por estações de trem e ônibus de Porto Alegre, estou com o kit do circuito Caixa na mão! Uma camiseta azul, e o número de peito. Sem muita pompa...

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Usain Bolt, sem comentários





Usain Bolt
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Usain St. Leo Bolt (Trelawny, 21 de agosto de 1986) é um atleta jamaicano, considerado por muitos jornalistas e analistas esportivos como o maior velocista de todos os tempos. Atual campeão olímpico e mundial, além de ser o detentor dos recordes mundiais nos 100 e 200 metros rasos, bem como no revezamento 4 x 100 metros.

Nos 100 metros rasos estabeleceu o recorde mundial três vezes, marcando 9,72 segundos no Reebok Grand Prix de Atletismo de Nova Iorque em 2008, depois 9,69s na final olímpica em Pequim 2008 e obtendo 9,58 segundos no Campeonato Mundial de Atletismo de 2009, em Berlim. [2]

Nos 200 metros rasos, bateu o recorde mundial com 19,30 segundos, superando a antiga marca do ex-atleta norte-americano Michael Johnson que era de 19,32 s, na final olímpica em Pequim 2008. Em Berlim, em 2009, Usain Bolt quebrou seu próprio recorde, ao estabelecer nova marca mundial de 19s19, durante o Campeonato Mundial de Atletismo .[3]

Com a ajuda de Asafa Powell, Michael Frater e Nesta Carter, conquistou o revezamento 4x100 metros. Eles bateram o antigo recorde mundial que era dos Estados Unidos e vigorava há 15 anos - 37,40 segundos - e estabeleceram o tempo de - 37,10 segundos -, na final olímpica em Pequim 2008.

Ele também é o recordista mundial júnior e jamaicano dos 200 metros, sua especialidade.

Aos quinze anos ele ganhou uma medalha de ouro e duas de prata no Campeonato Mundial de Atletismo júnior, realizado em Kingston, capital da Jamaica. Seus resultados nas pistas (19,75 segundos para os 200 metros e 9,76 segundos para os 100 metros, até o recorde) valeram-lhe os apelidos de "homem mais rápido do mundo" e Lightning Bolt ("raio").

Nos Jogos Olímpicos de Pequim , Bolt foi um dos grandes nomes ao vencer os 100, 200 e o revezamento 4x100 metros, quebrando os recordes mundiais das três provas.

Em maio de 2009, em Manchester, quebrou o recorde dos 150 m rasos, prova não disputada em mundiais ou olimpíadas, com o tempo de 14s35. Na ocasião declarou: "Meu objetivo é me transformar em uma lenda, e estou trabalhando muito duro para conseguir."[4]

Em agosto de 2009, disputou o Campeonato Mundial de Atletismo e após vencer a prova dos 200 metros, com novo recorde mundial de 19,19 segundos, Bolt disse o que ficará marcado em sua história, o que o consagra como grande atleta, profissional e lendário.

“ Sempre há limites. Eu não conheço os meus ”
— Usain Bolt

1↑ IAAF Perfil Usain Bolt
2↑ O "Super-homem" que rompe os limites do seu próprio tempo, O Jogo, 18 de agosto de 2009.
3↑ Bolt smashes 200 meters record to claim gold, CNN Sports, 21 de agosto de 2009.
4↑ Bolt ganha os 150 m em rua de Manchester e pulveriza recorde, UOL Esporte, 17 de maio de 2009.
5↑ "Usain Bolt segura o sorriso por 9s58 e pulveriza o recorde mundial dos 100m". Globo Esporte. 16 de agosto de 2009. (página da notícia visitada em 22-08-2009)
6↑ Bolt supera expectativa, bate recorde mundial dos 200 m e faz história. UOL Esporte (20 de agosto de 2009). Página visitada em 20-08-2009.

Os 10 MANDAMENTOS da corrida!

Os 10 MANDAMENTOS da corrida!

De blog em blog achei isso aqui! É bem engraçado e, digamos, real!!!!!

1. Amarás a corrida sobre todos os esportes;

2. Respeitarás o tempo do próximo;

3. Não matarás o treino;

4. Não cobiçarás o tênis do próximo;

5. Não te embriagarás na semana de uma prova de 21,1 km ou mais e nem até 3 dias antes de provas de 5 ou 10 km;

6. Não darás falso testemunho a cerca de teus tempos;

7. Não empurrarás o próximo para alcançar um copo d'água;

8. Guadarás o sábado ou o domingo para teus longões

9. Honrarás teu joelho e e teu esforço diário, sem se esquecer de uma pausa para o descanso e cervejinha;

10. Não julgais lerdo quem treina em ritmo lento, pois pode ser um regenerativo;

Treino da semana na Unisinos

Boa noite corredor!

O treino hoje foi ótimo, correr ao ar livre não tem preço! Ao redor da pista têm umas árvores de eucalipto que deixam a corrida perfeita... Como tinha falado antes essa pista tem uns 400 e poucos metros, então, eu dei dez voltas. Essas voltas ficaram entorno dos 20 minutos não lembro ao certo agora, mas estou vendo que pra correr os 5k e chegar vivo (risos) vou ter que me puxar! O sprint vou deixar para a prova mesmo...

Como é domingo a prova, amanhã, sexta, e no sábado vou fazer treinos leves... Amanhã na academia vai ser um treininho leve, muscular, de perna e peito e aeróbico de caminhada. Sábado só treino muscular mesmo, porque é véspera de prova.

Ah, se eu esqueci, que dia lindo fez hoje... vou começar a sair com uma camêra digital para fotografar essas belas paisagens.

Abraços

Circuito de Corridas da CAIXA - Etapa Porto Alegre

O Circuito de Corridas da CAIXA - Etapa Porto Alegre é aberto aos praticantes de atividade física e para atletas profissionais.

Esta etapa terá as distâncias de 5 e 10 km, sendo que na
distância de 5 km é destinada somente a atletas amadores e a de 10 km para amadores e profissionais. Todos os participantes receberão um kit composto de camiseta alusivo ao evento e número de peito.

A prova estará premiando os 5 primeiros da Categoria Elite masculino e feminino e os 3 primeiros colocados de cada categoria etária, masculino e feminino com medalha. Todos que completarem a prova receberão medalhas de participação.


Programação:


30 de agosto de 2009

7:00 às 8:30 horas: Retirada do chip de cronometragem

9:00 horas: Elite Feminino
9:15 horas: Elite Masculino e demais categorias masculino e feminino 5 e 10 km.


Em todas as etapas
do Circuito de Corridas da CAIXA terão em sua estrutura guarda-volumes, vestiários, serviço médico e sanitários químicos.

Percurso


clique na imagem para ampliar.

RETIRADA DE KIT E IDENTIFICAÇÃO

A entrega do Kit composto de camiseta do evento e do número de identificação será feita, no dia 28 de agosto das 10:00h às 20:00h e no dia 29 de agosto das 10:00h às 17:00h, na Loja Centauro do Bourbon Shopping Country - Av. Túlio de Rose, 80 - LUC 327.
Não serão entregues Kits no dia da prova, nem após a mesma.

Treininho básico

O treino nunca para, mas descança (risos). E, voltando a treinar... Tenho uma semana pra fazer um pré prova para o Circuito de Corridas Caixa, aonde vou correr 5k. Segunda e terça foram treinos de equalização, fiz em média 3k cada dia, com as acelerações e desacelarações devo ter chegado por volta dos 4k... Quarta, um descanço básico porque, hoje, quinta vou fazer um treino no meio da tarde no UNISINOS aqui em São Leopoldo. A universidade possui uma pista de atletismo com uns 400 e poucos metros e é um ótimo lugar para treinar.


Pista de atletismo da Unisnos 0.420km











clique na imagem para ampliar.

Bom, era isso, um ótimo treino para mim, por aqui no Sul tá um solzão!!! Na sequência vou postar informações sobre o Circuito Caixa.

Abraços

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Circuito das Estações Adidas

Não corri. É, não corri domingo... Contratempos me impediram de participar do Circuito Adidas... Ah! E pra justificar um pouco estava muito cansado, com overtraining... A semana que atencedeu a prova foi bem puxada. Mas agora com as forças já reestabelecidas e treinando SEMPRE vou correr domingo agora 30/08 o Circuito Caixa de Corridas de Rua.

sábado, 22 de agosto de 2009

Blog Vo2 máx

Buenas!

Agora posso dizer que começou. Fui pegar hoje o kit do Circuito das estações Adidas POA que ocorre no dia 23/08, domingo agora. Esse é o primeiro, minha primeira corrida, e acho que o mais importante para a minha carreira de corredor de rua (risos). Me inscrevi para 5k, que é, de língua de fora, o que consigo correr hoje com a minha condição física. Mas as minhas metas e espectativas são elevadíssimas, quero correr muito, e constantemente. Não perder de vista este hábito que descubro agora ser uma ótima forma de se estar bem.

Tudo começou quando uns amigos correram uma prova de 42km de rezamento. Eles são meus colegas de academia e trabalho e volta e meia me falavam sobre a prova e o que sentiram ao correr. De início não dei bola, até porque nem pensava em correr e nem corria porque, como já disse, a minha forma física não permetia devido ao meu peso (mais de cem quilos) (glup!). É, é, pesado mesmo. Então resolvi tomar vergonha na cara e me mecher, voltei para a academia e resolvi eliminar esses quilinhos a mais correndo. E foi aí que lembrei desta prova que eles participaram e disse pra mim mesmo que também queria participar de uma. Foi então que clique após clique, site após site descobri o munda das corridas de rua e seus corredores. Existem muitos sites com informações como o do CORPA (clube dos corredores de Porto Alegre) que me lincou para outros e outros e, por fim, aos blogues dos corredores. Aí pensei, quero ter um blogue também, escrever sobre os meus treinos, as corridas, trocar informações. Assim mesmo, sem ter corrido ainda. Essas motivações extras são ótimas, provas, tempos, limites, você contra você mesmo. Superação, a palavra chave. Gostei, vou partipar.

O percurso da prova é no Parque Marinha do Brasil - Av. Edvaldo Pereira Paiva - Orla do Guaiba. A largada esta programada para às 9h, retirada do chip que faz a marcação do tempo das 7:30 às 8:30...
Cedíssimo. Vou ter que acordar muito cedo aqui em São Leopoldo, que de trem fica uns 40 minutos de POA para chegar com tempinho de sobra para ver a organização e me "achar" lá. Mas acho que vai dar tudo certo. Imagem do percurso.

Então era isso. Ah, o kit é show, muito linda a camisa da Adidas. Estou ansioso para esta corrida (risos) vai ser uma experiência bem legal, a primeira de muitas.

Até, abraços.