sexta-feira, 22 de julho de 2011

Projeto Meia Maratona 2012 PARTE1

Projeto Meia Maratona 2012 (Foz do Iguaçu ou Floripa)

Esta semana iniciei o meu Projeto 21k, Foz do Iguaçu ou Floripa, não decidi ainda qual delas vou correr porque existem muitas variáveis a considerar no decorrer dos treinos, mas uma coisa é certa, vou fazer um treinamento bala pra chegar bem e correr SUB2h, essa é a ideia. Portanto estou desenvolvendo um planejamento que agora compartilho com vocês e fica assim:

Macro-ciclo: Jul/11 - Jul/12 (ciclo anual)

Meso-ciclo A: Jul/11 - Dez/11
Meso-ciclo B: Jan/12 - Jul/12

--

Meso-ciclo A: Jul/11 - Dez/11

Micro-ciclo A1: PERÍODO DE BASE

Jul/11 Ago/11 Set/11 Out/11 (12 semanas)

A característica desta fase é duração extensiva, volume alto, longas distâncias e intensidade baixa, manutenção da intesidade. Vou incrementar o longo progressivo, a cada semana ir galgando maiores distâncias. Assim acredito que vou conseguir me condicionar bem para aguentar o Meso-ciclo B.

Volume Inicial:

Pra correr 10k - 20km a 30km semanais
Pra correr 21k - 30km a 40km semanais

Volume Final:

Pra correr 10k - 40km semanais
Pra correr 21k - 50km semanais*

* Aqui é um baita desafio!!!!!

FORMA DO TREINO:

De 3 a 4 vezes por semana. A minha ideia é fazer 1 treino regenerativo, 1 de ritmo e 1 longo. Na sequência da evolução fazer 1 treino regenerativo, 1 de ritmo, 1 subida e 1 longo.

--

Micro-ciclo A2: PERÍODO PRÉ-COMPETITIVO

Out/11 Nov/11 Dez/11 (12 semanas)

A característica desta fase será ir aos poucos diminuindo o volume e ir aumentando a intensidade gradualmente para ir ganhando velocidade, porém após algum tempo retornar ao aumento de volume (manter os longos). Vou colocar aqui treinos intervalados e treinos em pista também. Enfim, trabalhar a velocidade mesmo, as fibras rápidas.

Volume Final:

Pra correr 10k - 40km a 50km semanais
Pra correr 21k - 45km a 55km semanais

Nessa época pretendo começar trabalhar a qualidade da minha corrida, começar a fazer alguns exercícios educativos e assim melhor a minha corrida. Aqui o volume ainda está alto, porém com maior qualidade, essa é a ideia desse Micro-ciclo A2, preparar para o Micro-ciclo B1 que é o período competitivo, que na verdade ainda não será o de competição mesmo, porque vou tentar adiar para bem próximo da prova mesmo!

FORMA DO TREINO:

De 4 a 5 vezes por semana. A minha ideia nesse Micro-ciclo é seguir a planilha da The Finisher de 6 semanas. A planilha é por ritmo, então vou escolher o ritmo que melhor estiver e repeti-la 2 vezes nesse período, pois a planilha tem: 1 treino regenerativo, 1 longo, 1 intervalado, 1 de ritmo forte e 1 de intensidade moderada.

--

Galera o Meso-ciclo B: Jan/12 - Jul/12, vou postar na sequência, vou pensar nele com mais carinho e ver como me saio no Meso-ciclo A e coisa e tal né, sabe como é hehehe pretendo não me entregar tão fácil dessa vez e, realmente andar na linha hehehe, e assim conto com a ajuda de todos vocês que sempre estão aqui dando força!!! Ah agora também tem que planejar a viagem é claro, passagem de avião, hotel, inscrições e essas coisas, pra chegar na época da prova e estar bem na foto!!!

*** Ah! Já ia esquecendo, todas as pesquisas que fiz foram na internet mesmo, em revistas e nos blogues de vocês amigos corredores! Aqui fica também um abraço especial ao Sérgio (Corredor Feliz) que vem me dando uma força e muitas dicas de como montar um planejamento adequado!

Grande Abraço
Tiago Antunes


7 comentários:

  1. Caramba Tiagão...eu sou muito amador mesmo!!!
    Abraço,
    Thiago Melo

    ResponderExcluir
  2. baita projeto, e com um ano de treino vc far'a sub 2 horas facil !!!!!!

    Abs

    F'abio

    ResponderExcluir
  3. Tomara que você se saia muito bem neste projeto e que ao final conclua com êxito.
    E caso você escolha por correr em Foz do Iguaçu tem um hotel que sempre fico lá que não é dos mais caros não e fica a cerca de 500 metros do local da largada. Vou deixar o site dele aqui pra você já ir se familiarisando com ele, ok? rsrs
    www.hotelgranvia.com.br
    Abraço e sucesso aí.


    Estas lesões são complicadas sim meu amigo. O meu joelho também dá estes tais estalhos estranhos de vez em quando. hehe
    Valeu.
    Abraço e tudo de bom aí Romildo.


    tutta
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. daeee Thiago, valeu meu pela força... eu profi? não não... to tentando me organizar só dessa vez hehehe

    ResponderExcluir
  5. Valeu Fabio, espero concluir em grande estilo esse projeto sim...

    ResponderExcluir
  6. Tutta, valeu pelas dicas, essa do hotel é show, dei uma olhada no site, bem acessível o valor mesmo, mas precisa de muita antecedência? Melhoras para você e um forte abraço

    ResponderExcluir