sexta-feira, 7 de maio de 2010

Longão

Como eu to pensando no treino de sábado, no qual eu vou fazer um longão, resolvi ler alguns textos sobre o ítem e vou bloga um aqui porque quem já manja muito do assunto pode relembrar alguma dica ou até mesmo ter algo mais para contribuir!!! O que eu achei legal foi a dica sobre a água, esses dias que corri um trecho longo não me hidratei porque não tinha levado águagua comigo. E o texto deu uma dica legal, deixar de um dia para outro garrafas escondidas nos trechos... claro que isso é mais tri pra quem vai correr de 10km pra cima que precisa de muita água também... Mas tá valendo... abraços

A IMPORTÂNCIA DO LONGÃO NAS CORRIDAS DE LONGA DISTÂNCIA

Na maioria dos programas para maratona, as corridas longas (ou longões) são consideradas os treinos pesados chave. Esses treinos são essenciais porque permitem ao seu corpo adaptar-se ao estresse de correr a distância da maratona. Cobrir a distância não é o problema -- a maioria dos corredores que consegue correr 10 km em menos de uma hora pode ser capaz de andar ou correr 42 km -- mas a questão é o quanto de estresse o seu corpo pode suportar -- e por quanto tempo.

Ao começar com uma corrida longa, que é apenas moderadamente desafiadora, e gradualmente aumentando a duração, o seu corpo irá se adaptar a correr por períodos cada vez maiores, enquanto é capaz de se recuperar suficientemente para o próximo treino forte.
Enquanto a maioria dos programas para maratona, e corredores em geral, medem a corrida longa em distância percorrida (em quilômetros), eu prefiro especificar a quantidade de tempo gasto correndo. O organismo não sabe a distância que correu, mas compreende o esforço para um período determinado. A razão pela qual eu não gosto de correr uma distância conhecida, é porque isso o encoraja a apostar corrida no treino, seja contra seus próprios parâmetros, seja com outro alguém. Nada é mais destrutivo do que apostar corrida no longão.

Você também pode pensar que o ritmo sugerido para a corrida longa é muito lento. Tal qual o ritmo nos treinos leves, resista à tentação de correr mais rápido. O mais importante na corrida longa do programa é treinar o seu corpo para ser mais eficiente em queimar gordura e poupar os estoques de glicogênio. Se você puder ensinar o seu corpo a queimar gordura, ao invés de esgotar o glicogênio para produzir energia, haverá menos chance de você ficar sem combustível e "bater no muro" durante a maratona. Porém, quanto mais rápido correr durante o longão, menos provável será que o seu corpo aprenda como queimar gordura eficientemente, e mais provavelmente você "baterá no muro" durante a maratona.

Ainda que pareça lógico que, quanto mais rápido você for capaz de correr o longão, mais rápido você correrá a maratona, isso não é verdade. Confie em mim quanto a isso. O fator importante não é a velocidade absoluta na corrida, mas o esforço relativo. O esforço requerido para o corredor de 32:00 nos 10 km fazer o longão no ritmo de 4:09 min/km, deve ser similar ao esforço requerido para o corredor de 48:00 nos 10 km fazer o longão no ritmo de 6:18 min/km. O esforço deve ser o suficiente para ser desafiador, mas não muito duro. Finalmente, ficar no ritmo sugerido para o longão o permitirá se recuperar adequadamente para as outras sessões de força e velocidade.

Outra consideração importante é certificar-se que há água disponível a pelo menos cada 15 a 30 minutos. Planeje seu longão cuidadosamente, de modo que ele passe por fontes de água. Ou então carregue consigo garrafinhas de água. Se você não quiser carregar garrafa d'água correndo, esconda algumas ao longo do percurso no dia anterior, de modo que você possa se manter hidratado. Mesmo que esteja frio, beba o mais freqüentemente possível. Você vai precisar beber a cada posto de abastecimento durante a maratona para maximizar sua performance, então pratique isso no treinamento.

Fonte: Copacabana Runners

5 comentários:

  1. Legal...
    Dicas bem bacanas mesmo...
    Bom final de semana
    Bjinhos
    JU

    ResponderExcluir
  2. VALEU A DICA LEGAL,DEZ PROCE ,VOU DA MAIS DEZ ,PARABENS;ABRAÇO DU MINERIMDIMINAS

    ResponderExcluir
  3. Valeu JU e Mineirinhho!!! Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa estas dicas para o longão.
    Aliás, aprendi isso de correr mais lento nos longões para uma maratona apenas no mês passado, quando li uma matéria parecida na Revista Contra relógio. Antes, eu imaginava que quanto mais rápido você correr nos treinos longos, ficaria mais "acostumado" a correr forte no dia da maratona.
    Vivendo, correndo e aprendendo...rsrs
    Abraço.


    tutta
    www.correndocorrida.blogspot.com

    ResponderExcluir